O NHS tem, por finalidade, promover a saúde ambiental e sustentabilidade dentro do HCFMB seguindo a definição da OMS, na qual saúde ambiental refere-se à teoria e à prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que, potencialmente, possam prejudicar a saúde das gerações atuais e futuras.

Também respeita os conceitos de saúde planetária e saúde sustentável, propondo que profissionais da saúde cuidem da saúde humana avaliando o impacto de suas ações no meio ambiente, minimizando os danos ambientais.

A saúde planetária é a busca do mais alto padrão atingível de saúde, bem-estar e equidade em todo o mundo através da atenção judiciosa aos sistemas humanos – políticos, econômicos e sociais – que constroem o futuro da humanidade e dos sistemas naturais da Terra e que definem os limites seguros dentro dos quais a humanidade pode florescer.

A importância da questão ambiental, relacionada ao movimento pela promoção da saúde, vem fortalecendo a introdução de novas abordagens no campo da gestão da saúde pública que buscam a integração de aspectos ambientais e sociais no entendimento de problemas de saúde da população.