AGENDA GLOBAL

Para planejar o caminho em direção a um hospital mais sadio, sustentável e econômico, os projetos da UESS se pautam na Agenda dos Hospitais Saudáveis (PHS).

A Agenda Global se propõe a oferecer apoio a iniciativas em todo o mundo, visando promover maior sustentabilidade e saúde ambiental no setor saúde e assim fortalecer os sistemas de saúde em nível global. É baseada em 10 objetivos interligados que incentivam uma série de ações que podem ser implementadas, tanto por hospitais, quanto por sistemas de saúde.

LIDERANÇA: Priorizar a saúde ambiental como um imperativo estratégico

Manifestar apoio da liderança aos hospitais verdes e saudáveis, a fim de criar uma mudança de cultura organizacional em longo prazo; alcançar uma ampla participação dos trabalhadores do setor saúde e da comunidade; e fomentar políticas públicas que promovam a saúde ambiental.

SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS: substituir substâncias químicas perigosas por alternativas mais seguras

Melhorar a saúde e a segurança dos pacientes, dos trabalhadores, das comunidades e do meio ambiente utilizando substâncias químicas, materiais, produtos e processos mais seguros, indo além das exigências de conformidade ambiental.

RESÍDUOS: Reduzir, tratar e dispor, de forma segura, os resíduos de serviços de Saúde

Proteger a saúde pública reduzindo o volume e a toxicidade dos resíduos produzidos pelo setor saúde, implementando ao mesmo tempo as opções ambientalmente mais apropriadas de gestão e destinação dos resíduos.

ENERGIA: implementar eficiência energética e geração de energias limpas renováveis

Reduzir o uso de energia proveniente de combustíveis fósseis como forma de melhorar e proteger a saúde pública; promover a eficiência energética, bem como o uso de fontes renováveis, visando, em longo prazo, obter 100% das necessidades de energia obtidas de fontes renováveis geradas no hospital ou na comunidade.

ÁGUA: reduzir o consumo de água e fornecer água potável

Implementar uma série de medidas de conservação, reciclagem e tratamento que reduzam o consumo de água dos hospitais e a poluição por águas residuais. Estabelecer a relação entre a disponibilidade de água potável e a resiliência dos serviços de saúde para suportar problemas físicos, naturais, econômicos e sociais. Promover a saúde pública e ambiental fornecendo água potável para a comunidade.

TRANSPORTE: melhorar as estratégias de Transporte para Pacientes e Funcionários

Desenvolver estratégias de transporte e de assistência à saúde que reduzam a pegada de carbono dos hospitais e sua parcela de contribuição para a poluição local.

ALIMENTOS: comprar e oferecer alimentos saudáveis e cultivados de forma sustentável

Estimular hábitos alimentares saudáveis entre os pacientes e funcionários. Favorecer o acesso a alimentos produzidos localmente e de forma sustentável na comunidade.

PRODUTOS FARMACÊUTICOS: prescrição apropriada, administração segura e destinação correta

Reduzir a poluição por produtos farmacêuticos diminuindo as prescrições desnecessárias, minimizando a destinação inadequada de resíduos farmacêuticos, promovendo sua devolução aos fabricantes e pondo fim ao dumping – medicamentos na forma de ajuda a catástrofes.

EDIFÍCIOS: apoiar projetos e construções de Hospitais Verdes e Saudáveis

Transformar os hospitais em um local mais saudável para funcionários, pacientes e visitantes, mediante a incorporação de práticas e princípios de edifícios ecológicos no projeto e na construção de unidades de saúde.

COMPRAS: comprar produtos e materiais mais seguros e sustentáveis

Comprar materiais produzidos de maneira sustentável através de cadeias de suprimentos social e ambientalmente responsáveis.