Gerência de Qualidade e Segurança do Paciente
A Gerência de Qualidade e Segurança do Paciente foi criada pela Superintendência do HCFMB com o propósito de ser apoio e assessoria às diversas áreas e setores do Complexo Autárquico HCFMB quanto a implementar diretrizes, conceitos e Ferramentas da Qualidade.
Dentre suas ações, estão o suporte ao desenvolvimento e implantação dos conceitos da Qualidade, usando como modelo os requisitos do Manual de Acreditação Hospitalar do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA, por meio de oficinas de Gestão por Resultados e Análise periódica de Indicadores de Processos, Estrutura e Resultados.
Política da Qualidade: Promover a cultura da qualidade focada na segurança da assistência e na excelência da prática assistencial. Considerar a qualidade como parte integrante de qualquer atividade, por meio da melhoria contínua dos processos e do sistema de gestão, assegurando a manutenção de programas de educação e aperfeiçoamento dos colaboradores. Implantar metodologia de gestão conforme ISO 9001/2015.
Ferramentas de Gestão: O NQG propõe conceitos da Gestão por Processos, por meio do Mapeamento de Processos, Sistema de Documentação e Sistema de Avaliação. Um dos focos de maior atenção tem sido a organização e assessoria na criação de documentos de Gestão como Normas e Rotinas, POPs e Protocolos. Estes, alinhados às diretrizes da Superintendência com seus parceiros e serviços, por meio da Aplicação da Metodologia de Gestão por Resultados.