ESPECIALIDADES
SERVIÇOS REALIZADOS
O serviço de Urologia realiza atendimentos, procedimentos e cirurgias de alta complexidade nas mais diferentes subáreas da Urologia, tais como transplante renal, endourologia, laparoscopia, uroginecologia,
oncologia, uropediatria, andrologia, entre outras.
Nas dependências do HCFMB e do Hospital Estadual de Botucatu são realizados atendimentos clínicos, cirurgias ambulatoriais, cirurgias de médio e grande porte, além de exames diretamente relacionados à especialidade tais como cistoscopias, estudos aerodinâmicos, biópsias prostáticas, exames contrastados, entre outros.
As dependências do HC permitem ainda oferecer aos pacientes tratamentos minimamente invasivos, como a cirurgia laparoscópica para abordagem das doenças benignas e malignas do trato geniturinário, além das mais recentes técnicas de endourologia para tratamento da litíase das vias urinárias seja pela técnica percutânea com uso de litotripsores a laser e ultrassom, seja pela abordagem endoscópica com uso de aparelhos flexíveis.
Apenas a critério de dimensionamento, segundo dados pré-pandemia de COVID 19 do ano de 2019, o Serviço de Urologia realizou 15.671 consultas ambulatoriais em adultos e 1.293 pediátricas. Naquele mesmo ano, foram realizados 98 procedimentos cirúrgicos mensais, em média, sendo 57,2% eletivas e 42,8% em caráter de urgência. Entre os procedimentos realizados pela especialidade destacam-se 220 sessões de litotripsia extracorpórea para tratamento dos cálculos renais; 112 biópsias transretais de próstata; 356 exames urodinâmicos e 415 uretrocistoscopias.
Na área de transplante de órgãos, o Serviço de Urologia do HCFMB se destaca no interior do estado de São Paulo e figura entre os principais centros transplantadores do país, com uma média de 150 transplantes renais realizados por ano, entre transplantes com doadores vivos e falecidos.