Esses somos nós

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), autarquia do Estado de São Paulo, vincula-se à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para fins administrativos e associa-se à Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP para fins de ensino, pesquisa e extensão.

O HCFMB é a maior instituição pública vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Estima-se que a abrangência populacional de atendimento do HC seja de 2 milhões de pessoas. Parte integrante da Diretoria Regional de Saúde (DRS VI) Bauru, o Hospital atende 68 municípios da região.

Nos termos da Lei Complementar nº 1.124, de 1º de julho de 2010, o HCFMB é uma entidade autárquica, com personalidade jurídica de direito público, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, sede e foro no Município de Botucatu e goza dos privilégios e isenções da Fazenda Estadual.

55 Anos

de história

municípios atendidos (DRS VI)

Mais de 3.000 servidores

trabalhando por você

10.000 pessoas

circulam diariamente pelo Complexo HC

Missão

• Assistência: Prestar atendimento qualificado e hierarquizado a pessoas com agravos à saúde, caracterizados potencialmente pela atenção terciária e quaternária comprometidos com a ética e respeito ao ser humano.

Ensino: Formar profissionais qualificados, éticos e humanizados, para atender às necessidades de saúde da sociedade, com criação e/ou aplicação de novos métodos de ensino.

• Pesquisa: Produção de conhecimento com estímulo à formação de pesquisadores e grupos de pesquisa, com ética e preocupação com as necessidades da comunidade.

Ser reconhecido pela capacidade de:

• Produzir com ética, qualidade, competência e confiabilidade.
• Promover assistência com base nos princípios do SUS: Universalidade, Equidade, Descentralização, Regionalização, Hierarquização e a Participação Social.
• Oferecer serviços que atentam à necessidade da população, priorizando a área de abrangência do DRS VI, com equidade, economia de recursos e melhor relação custo-benefício.
• Promover estilo de vida saudável na comunidade e adaptar-se rápida e sensivelmente às mudança necessárias aos cuidados de saúde, oferecendo dados de resultados de seus atendimentos.
• Criar ambiente de trabalho agradável onde os funcionários possam ter condições favoráveis para o desenvolvimento do potencial individual e coletivo.
• Trabalhar de acordo com os mais altos padrões técnicos e profissionais e com as mais modernas e melhores tecnologias, buscando renovação do parque tecnológico.
• Oferecer ambiente de ensino e pesquisa compatíveis com as expectativas da FMB.

Valores

No desenvolvimento da sua atividade, o Hospital e os seus colaboradores pautam-se pelos seguintes princípios e valores:

• Foco no paciente;
• Respeito pela dignidade, liberdade e reserva da esfera íntima da pessoa humana;
• Promoção das boas práticas profissionais e do seu constante aperfeiçoamento;
• Cumprimento das normas de ética e de ontologia profissional;
• Cultura de abordagem multidisciplinar nas práticas clínicas;
• Utilização eficiente de recursos;
• Cooperação com entidades externas no desenvolvimento e fortalecimento dos nossos princípios.

Assista ao nosso vídeo institucional!

*atualizado em 01/11/2019

Nossa História

A estrutura que abriga o HCFMB foi planejada em 1948 como sanatório para tratamento de tuberculose. Entretanto, nunca foi efetivado para essa atividade.

Em 22 de julho de 1962, por intermédio da Lei 6860, é criada a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB) vinculada aos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo. O artigo 7 da mesma Lei cria o Hospital das Clínicas com o texto: “Fica criado o Hospital das Clínicas da FCMBB, que funcionará nos edifícios do Hospital de Rubião Júnior, devidamente adaptados para esse fim”. Desta forma, sua criação teórica foi simultânea à da faculdade, inclusive compartilhando o espaço físico e a administração. Em julho de 1967, foi efetivamente instalado como Hospital das Clínicas, com a instalação da primeira Enfermaria.

Em janeiro de 1976, é criada a Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Unesp, reunindo os chamados Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo. A universidade seria a única mantenedora do orçamento do hospital até que fosse celebrado, em abril de 1978, o convênio Unesp/INPS.

Após cinco anos da criação da Unesp, a unidade passa por significativa reestruturação administrativa e é criada a Fundação para o Desenvolvimento Médico Hospitalar (Famesp), com a aprovação da Congregação da Faculdade de Medicina de Botucatu, o que trouxe mais agilidade à gestão de recursos no HCFMB.

Em 1989, é criado o Sistema Único de Saúde – SUS, que coincide com o fim do modelo hospital-escola. Esses hospitais passaram a ser tratados como “hospitais universitários” e oferecer, majoritariamente, procedimentos de alta complexidade na rede pública.

Avenida Professor Mário Rubens Guimarães Montenegro, s/n
UNESP Campus de Botucatu – CEP 18618-687 – Botucatu-SP