Hospital Estadual Botucatu
Ambulatório de Oncologia
Em 18 de abril de 2016, o Ambulatório de Oncologia do HCFMB passou a funcionar no Hospital Estadual Botucatu, com o objetivo de melhorar a infraestrutura geral do setor.
Atualmente, são aproximadamente 1.370 pacientes em tratamento no Ambulatório de Oncologia. No ano de 2021, foram realizadas 18 mil sessões de quimioterapia, 17 mil consultas e 873 casos novos, entre pacientes da oncologia, onco-hemato e oncopediatria.
Em 2022, já foram realizados, até o mês de setembro, 13.726 sessões de quimioterapia e 13.200 consultas.
Cirurgias Ambulatoriais
Em janeiro de 2015, a Cirurgia Ambulatorial foi desativada no HC, e transferida para o HEBo. Nessa mudança, houve ampliação de 3 leitos do HC para 9 leitos. O Hospital Estadual possui 4 salas cirúrgicas, onde são realizadas 3 cirurgias concomitantes, sendo a quarta sala usada para rodízio das cirurgias subsequentes.
Atualmente, são realizadas cirurgias das seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Urologia, Ginecologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia (mão, ombro, joelho, pé), Cirurgia Torácica, Nefrologia, Dermatologia Oncológica, Cirurgia Plástica.
O Hospital Estadual, ao suprir a necessidade da realização de procedimentos de baixa e média complexidade, também contribui para o ensino dos Residentes de todas as especialidades cirúrgicas. Aqui também utilizam o Estadual, como palco de aprendizado, internos da Gastrocirurgia, Cirurgia Vascular e Ginecologia.