CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

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INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A partir de 2020, o HCFMB se tornou uma das Unidades Didáticas do Centro Formador de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde de São Paulo (CEFOR SUS/SP) “Dr. Antônio Guilherme de Souza”, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP). Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (CEE/SEE/SP) e tem o apoio administrativo do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do Hospital.

Os cursos e as vagas oferecidas são:

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Flavia Helena Pereira Padovani

Público alvo: Graduandos em Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Psicologia.

Duração: 1 ano

Descrição: Este Curso propõe a formação de recursos humanos para a Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente, portanto cada profissional de saúde deverá desenvolver competência para realizar a gestão, planejamento e execução de assistência individual e coletiva ao paciente e sua família, com fundamentação nos pressupostos da integralidade, da humanização considerando a realidade social e econômica, garantindo intervenções seguras e resolutivas, além de evitar ações desnecessárias, qualificando a assistência prestada.

De forma específica, tem-se que:

1. Fisioterapia

O fisioterapeuta se especializará na assistência fisioterápica cardiopulmonar, músculo-esquelética e neurológica em recém-nascidos, crianças e adolescentes.

2. Nutrição

O nutricionista se especializará na avaliação nutricional, educação nutricional e dietoterapia em doenças das crianças e dos adolescentes.

3. Odontologia Hospitalar

O dentista se especializará em atendimento odontológico de crianças e adolescentes com o foco no diagnóstico e tratamento em âmbito hospitalar.

4. Psicologia

O candidato deverá optar por uma das diferentes subáreas: Psicologia hospitalar ou Psicologia em saúde mental

4.1. Subárea: Psicologia hospitalar

O psicólogo hospitalar se especializará na avaliação psicodiagnóstica e de desenvolvimento neuropsicomotor, no atendimento psicológico de crianças e adolescentes adoecidos ou com agravos à saúde, assistidos em enfermarias e/ou ambulatorial, e seus familiares.

 4.2. Subárea: Psicologia em saúde mental

O psicólogo em saúde mental se especializará na avaliação psicodiagnóstica e psicológica, no atendimento psicológico grupal e individual a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e/ou com transtornos mentais, assistidos em enfermarias e/ou ambulatorial, e seus familiares

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Maria Odete Simão

Público alvo: Graduados em Biblioteconomia, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Duração: 1 ano

Descrição:  Este curso visa capacitar e instrumentalizar profissionais de diversas áreas da saúde para atender indivíduos adultos e idosos, de forma integral, preservando condições de saúde, inserção social, qualidade de vida e a manutenção da capacidade funcional. Além de valorizar a formação acadêmica no cuidado humanizado e integral à saúde de acordo com as diretrizes do SUS; conhecer as principais doenças agudas e crônicas dessa fase do desenvolvimento; as políticas públicas que assistem essa população, identificar os principais recursos do Sistema Único de Saúde e desenvolver material informativo para Prevenção e Tratamento das Doenças mais prevalentes, destinados aos usuários do sistema de saúde

Perfil Profissional de Conclusão de Curso: Cada profissional de saúde desenvolverá competência para gerenciar o processo de assistência individual e coletiva ao paciente em atenção ambulatorial e hospitalar e a sua família, com fundamentação nos pressupostos da integralidade, da humanização, da epidemiologia, do raciocínio clínico e crítico no contexto ambulatorial e hospitalar, considerando a realidade social, garantindo intervenções seguras e resolutivas, além de evitar ações desnecessárias, qualificando a assistência prestada ao usuário, de acordo com o estabelecido pelo SUS. Cada profissional na sua área deverá prestar assistência especializada com implementação das políticas públicas, com qualidade e contribuir na produção e utilização de conhecimento científico, com responsabilidade social, política, ética e legal, respeitando as especificidades de cada uma das áreas profissionais envolvidas. Cada profissional de saúde desenvolverá competência para gerenciar o processo de assistência individual e coletiva ao paciente em atenção ambulatorial e hospitalar e a sua família, com fundamentação nos pressupostos da integralidade, da humanização, da epidemiologia, do raciocínio clínico e crítico no contexto ambulatorial e hospitalar, considerando a realidade social, garantindo intervenções seguras e resolutivas, além de evitar ações desnecessárias, qualificando a assistência prestada ao usuário, de acordo com o estabelecido pelo SUS. Cada profissional na sua área deverá prestar assistência especializada com implementação das políticas públicas, com qualidade e contribuir na produção e utilização de conhecimento científico, com responsabilidade social, política, ética e legal, respeitando as especificidades de cada uma das áreas profissionais envolvidas. De forma específica, tem-se que:

1. Enfermagem em Nefrologia:

O profissional de Enfermagem ao final do curso estará capacitado para atuar nas Unidades de Diálises, nos diferentes tratamentos dialíticos, colaborando com a equipe na escolha do método mais adequado para cada paciente.

2. Fisioterapia Hospitalar e Ambulatorial:

O profissional da Fisioterapia deverá estar apto para prestar assistência para adultos e idosos, no âmbito hospitalar e ambulatorial, no tratamento das principais doenças crônicas que acomete essa população. Terá condições de fazer avaliação, aplicação de técnicas e manuseios de fisioterapia respiratória, cardiopulmonar, musculoesqueléticas, e neurológica de adultos e idosos, de UTI, unidades de internação e ambulatório de reabilitação. Orientação de familiares para alta hospitalar e encaminhamento para continuidade dos atendimentos em ambulatório de reabilitação, inserção do fisioterapeuta junto com a equipe multiprofissional.

3. Fonoaudiologia:

3.1 Subárea: Fonoaudiologia em Disfagia Clínica e Hospitalar:

Este profissional ao final do curso estará capacitado a avaliar os pacientes internados no complexo HC e os que estão em acompanhamento nos Ambulatórios da Especialidade. Obter informações sobre a história prévia, diagnósticos e manifestações clínicas. Aplicar protocolos clínicos e objetivos de avaliação da deglutição e identificação da disfagia. Definir conduta sobre a via de alimentação e consistência dos alimentos liberados de maneira individual. Realizar exames objetivos da deglutição que auxiliem no diagnóstico e conduta terapêutica. Comunicar os membros da equipe sobre os achados da avaliação e conduta sobre a alimentação.

3.2. Subárea: Fonoaudiologia em Voz e Fononcologia:

Este profissional ao final do curso estará capacitado a acompanhar o desenvolvimento dos ambulatórios, avaliando os pacientes de forma interdisciplinar, tanto em distúrbios da voz, como em fononcologia (Câncer de cabeça e pescoço). Orientar os pacientes quanto aos prejuízos vocais que podem acontecer (antes e após a intervenção cirúrgica, se for o caso) e definir a conduta fonoaudiológica. Propor programa terapêutico para os pacientes tanto de distúrbios vocais, como de fononcologia.

4. Nutrição:

4.1. Subárea: Nutrição em Clínica Hospitalar:

Este profissional estará apto no cuidado do paciente atendido em âmbito hospitalar e ambulatorial. Para o atendimento hospitalar será realizada adequação das dietas, verificação da aceitação alimentar, triagem nutricional e/ou avaliação nutricional completa dos pacientes em risco nutricional através de anamnese e cálculo das necessidades de nutrientes individualizado, orientação de alta hospitalar e participação em discussões teórico-práticas. Para o atendimento ambulatorial será realizado atendimento nutricional composto por anamnese, avaliação nutricional completa e conduta individualizada.

4.2. Subárea: Nutrição em Terapia Nutricional e Doenças Crônicas:

Este profissional estará apto no cuidado aos pacientes com Nutrição Enteral e Parenteral e no cuidado de pacientes com doenças crônicas.

4.3. Subárea: Nutrição em Gastroenterologia:

Este profissional estará apto no cuidado aos pacientes com doenças do Trato Gastrointestinal. O atendimento ambulatorial consistirá em anamnese, avaliação nutricional, diagnóstico nutricional e orientações nutricionais. O atendimento hospitalar contemplará as avaliações supracitadas, incluindo triagem nutricional, cálculo de nutrição enteral quando necessário, prescrição dietética, adequação nutricional, acompanhamento e orientação de alta.

4.4. Subárea: Nutrição em Infectologia:

O profissional estará capacitado em políticas do Sistema Único de Saúde (SUS), em atendimento clínico de doentes hospitalizados e portadores de variadas doenças infecciosas agudas e crônicas, principalmente, tuberculose, aids, meningites agudas e crônicas, dengue, micoses sistêmicas, dentre outras. Em nível ambulatorial, o treinamento seria no atendimento de pacientes com doença de Chagas na forma crônica, infecção pelo HIV/aids e suas comorbidades e hepatites virais crônicas.

 4.5. Subárea: Nutrição em Nefrologia:

O profissional estará capacitado no cuidado do paciente com doença renal crônica em tratamento conservador ou terapia renal substitutiva (diálise peritoneal, hemodiálise e transplante renal) e no cuidado de pacientes com lesão renal aguda.

4.6. Subárea: Nutrição em Oncologia: Este profissional estará capacitado a realizar atendimento nutricional ambulatorial dos pacientes através de avaliação antropométrica, diagnóstico nutricional diagnóstico de o consumo alimentar e conduta nutricional. O aluno também realizará Visita Multidisciplinar aos pacientes acompanhados pela terapia antálgica, residentes em Botucatu.

5. Odontologia Hospitalar: O profissional da Odontologia será capacitado para identificar alterações no meio bucal na interface com o tratamento de doenças crônicas e definir condutas terapêuticas junto a equipe multidisciplinar. Odontologia Hospitalar pode ser compreendida por cuidados das alterações bucais que exigem intervenções de equipes multidisciplinares nos atendimentos de alta complexidade6. Psicologia

6.1. Subárea: Psicologia em Saúde: O programa tem como ênfase as áreas de Saúde Mental e Psicologia Hospitalar. Ao término, o profissional estará capacitado a atuar no campo da saúde de forma interdisciplinar. Estando capacitado para realizar: triagem e avalição psicológica, atendimento psicoterápico individual e grupal; realizar interconsulta psicológica em contexto hospitalar; participar de discussões em equipe multidisciplinar; participar de discussões e ações em rede intersetorial; conhecer os principais dispositivos municipais da Rede de Atenção à Saúde, suas características e estratégias de articulação; construir raciocínio clínico atribuído ao campo da psicologia em saúde; elaborar relatórios e documentos técnicos pertinentes; desenvolver e aprimorar habilidades de escrita científica.

6.2. Subárea: Psicologia Hospitalar em Nefrologia: O profissional ao término do curso estará capacitado no cuidado do paciente com doença renal crônica em tratamento conservador ou terapia renal substitutiva (diálise peritoneal, hemodiálise e transplante renal) e no cuidado de pacientes com lesão renal aguda.

6.3. Subárea: Psicologia em Perinatalidade:

Este profissional ao término do curso estará capacitado a atuar no período do ciclo gravídico puerperal, que compreende desde a concepção, gestação, parto e puerpério, além de situações inerentes a este contexto como infertilidade e reprodução assistida, malformação fetal, abortamento, óbito neonatal, prematuridade, entre outras. Para tanto, o curso prevê atendimento psicológico supervisionado (individual ou em grupo) nos ambulatórios de infertilidade, pré-natal e puerpério de baixo e alto risco, prénatal e puerpério em medicina fetal e luto puerperal, além da enfermaria de obstetrícia (maternidade) e unidade neonatal (berçário e UTI).

7. Publicações em Saúde:

Os profissionais formados em Ciências da computação, Biblioteconomia e Comunicação Social deverão estar capacitados para traduzir a informação acadêmica para uma linguagem acessível a população, trazendo a luz informações fundamentais para a prevenção e tratamento das doenças que acometem adultos e idosos

8. Serviço Social

8.1 Subárea: Serviço Social Hospitalar

O profissional estará apto para realizar atendimentos inerentes ao processo saúde/doença aos pacientes, familiares e acompanhantes de maneira integrada e humanizada no contexto hospitalar e ambulatorial. Além de orientar sobre direitos sociais e encaminhamentos para a rede socioassistencial, articulações com serviços, utilizando de instrumentais do serviço social que possibilite compreender a dinâmica e as relações sociofamiliares.

9. Terapia Ocupacional em Saúde Mental:

O Profissional de Terapia Ocupacional deverá estar capacitado para atuar na área da saúde mental hospitalar e ambulatorial e seus diversos contextos e demandas interinstitucionais, numa perspectiva multiprofissional e interprofissional, em consonância com os princípios do SUS.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Margareth Aparecida Santini Almeida

Público alvo: Graduados em ciência da computação/informática e sistemas da informação, ciências sociais, enfermagem, fisioterapia, nutrição, pedagogia, psicologia, saúde coletiva/saúde pública e serviço social

Duração: 1 ano

Descrição: Capacitar profissionais de diferentes áreas de formação, por meio de conhecimentos teóricos e práticos, para o exercício de suas funções nas áreas de gestão, planejamento e cuidado nas redes de atenção em saúde, possibilitando responder com qualidade às demandas do SUS.

Especializar profissionais na rede de atenção do SUS, pois um dos grandes desafios é a implementação da rede integral de atenção em saúde integrando a atenção primária. Há uma necessidade de coordenar o cuidado e organizar os pontos de atenção especializada de forma integrada à atenção básica; planejado a partir de um correto diagnóstico das necessidades em saúde.

Portanto, cada profissional deverá desenvolver competência para obter uma visão crítica e reflexiva de como superar a fragmentação do sistema com o enfrentamento dentro da realidade de saúde onde atua.

De forma específica, espera-se a formação profissional com os seguintes perfis:

1 – Ciência da Computação/Informática e Sistemas de Informação

Cientista da Computação e Profissional da Informática e Sistemas de Informação especializada com conhecimentos, habilidades e competências para identificar e atender às crescentes demandas pelo uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na área de saúde digital, em consonância às recomendações da Organização Mundial da Saúde (Resolution WHA71.7, WHO).

2 – Gestão em Rede do SUS

Profissionais de Ciências Sociais, Saúde Coletiva/Saúde Pública, Psicologia e Serviço Social, especializados em gestão de serviços, aptos a realizar diagnóstico de saúde e organizar os serviços de forma articulada e integrada na Rede de Atenção.

3 – Enfermagem

Enfermeiro especialista apto a cuidar, assistir, gerenciar, administrar, educar, pesquisar e exercer participação política e social para a transformação da sociedade, com liderança, autonomia e exercício da prática colaborativa interprofissional, em defesa da vida e do SUS, tendo como referência a realidade epidemiológica.

4 – Fisioterapia

Fisioterapeuta especialista apto a articular a educação em saúde em sua prática cotidiana, desenvolver conhecimentos e habilidades requeridos para a promoção, proteção, tratamento e recuperação da saúde, coordenar ações educativas nos serviços de saúde e comunidade, de acordo com necessidades da população e determinantes sociais.

5 – Nutrição

Nutricionista especialista em atenção nutricional à criança, adulto e idoso, com ênfase na avaliação nutricional e alimentar, terapia nutricional e educação na saúde articulada à Rede de Atenção.

6 – Cuidado pedagógico e social na saúde

Profissionais de Pedagogia e Serviço Social especialistas na aplicação dos princípios do Sistema Único de Saúde no desenvolvimento de ações que visam a escolarização de boa qualidade de jovens que necessitam de atenção hospitalar ou ambulatorial em saúde; na construção coletiva de estratégias de enfrentamento das práticas que medicalizam processos de atendimento de jovens, com ênfase no cuidado interprofissional articulado à Rede de Atenção.

7- Saúde do Escolar

Profissionais de Pedagogia, Psicologia e Enfermagem, especialistas na aplicação dos princípios do Sistema único de Saúde no desenvolvimento de ações que visam apoiar a escolarização adequada das crianças que necessitam atenção hospitalar ou ambulatorial em saúde; na construção coletiva de estratégias de enfrentamento das práticas que medicalizam processos de atendimento de crianças, com ênfase no cuidado interprofissional articulado à Rede de Atenção.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Patricia Carvalho Garcia

Público alvo: Graduados em Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Farmácia, Física Médica e Medicina Veterinária

Duração: 1 ano

Descrição: Este curso visa capacitar profissionais de diferentes áreas do conhecimento em inovações diagnósticas e terapêuticas, com o intuito de formar especialistas que possam atuar em diferentes níveis no âmbito do SUS, atendendo as demandas existentes culminando com a melhoria da assistência à saúde.

O  curso propõe a formação de recursos humanos para a às Inovações Diagnósticas e Terapêuticas, portanto cada um dos profissionais na sua área poderá desempenhar funções na área de gestão, execução, planejamento e assistência no âmbito do SUS. O profissional estará apto a realizar suas atribuições dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, usando das inovações diagnósticas mais adequadas, baseadas em evidências científicas. Ele deve ser acessível e manter a confidencialidade das informações. No aspecto pessoal deve ter forte compromisso com a equipe multi e interprofissional, tendo responsabilidade, empatia, habilidade para a tomada de decisões, estando apto a tomar iniciativas. Espera-se que o profissional formado agregue estes conhecimentos interdisciplinares estando apto a colocar em prática as inovações diagnósticas que são constantemente inseridas no mercado de trabalho, realizando testes moleculares, novos imunoensaios, exames de imagem inovadores, produção de soros, hemoderivados, vacinas, estudos clínicos, atuando no diagnóstico preciso que culmine em tratamento específico para diferentes patologias (exemplo: leucemias, linfomas, câncer, hepatites virais, HIV, sepse, reações transfusionais, arboviroses, entre outros). Estas características capacitarão os profissionais especializados a participar de trabalhos científicos de pesquisa e de ensino, com base na experiência adquirida nos serviços, e engajarão na sociedade com excelência na área de inovações diagnósticas e terapêuticas contribuindo na oferta de qualidade para o SUS.

  1. Inovações Diagnósticas

A1. Subárea: Análises Clínicas

Público alvo: Biomédicos, Biólogos e Farmacêuticos.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de Análises Clínicas: realizar a rotina em de diferentes laboratórios (microbiologia; bioquímica; sorologia; citologia; endocrinologia; tuberculose e coleta); realizar Controles de Qualidade Interno e Externo nos diversos laboratórios bem como Controle de Qualidade de Reagentes; desenvolver ferramentas do Sistema de Qualidade; Subsidiar e implantar Programas de Qualidade em unidades que venham a desempenhar trabalho técnico; atuar na execução de rotina envolvendo reações imunológicas, bioquímicas, microbiológicos, citológicos e parasitológicas. Interpretar e conduzir os resultados frente aos casos discordantes; Executar testes confirmatórios quando necessário e atuar na validação e gerenciamento do transporte de amostras e coletas de acordo com a legislação vigente.

A2. Subárea: Citologia Oncótica

Público alvo: Biomédicos, Biólogos e Farmacêuticos.

Tem como objetivo capacitar profissionais da área da saúde na análise e interpretação de amostras citológicas para detecção precoce de câncer. Essa especialização é crucial para a formação de profissionais que irão trabalhar diretamente com exames preventivos, como o Papanicolau, na detecção de alterações celulares que possam indicar a presença de neoplasias. O conteúdo programático geralmente inclui: Citologia básica e avançada: Estudo das células normais e suas variações. Citologia ginecológica: Foco nas células do trato genital feminino, principalmente no diagnóstico de lesões pré-cancerosas e cancerosas. Citologia não ginecológica: Abrange a análise de células de outros locais do corpo, como pulmões, urina, tireoide e líquidos corporais. Técnicas laboratoriais: Métodos de coloração, preparação de lâminas e manipulação de amostras. Patologia: Entendimento das doenças e processos que afetam a morfologia celular. Diagnóstico diferencial: Como diferenciar condições benignas de malignas através de achados citológicos. Imunocitoquímica e técnicas complementares: Uso de marcadores específicos para auxiliar no diagnóstico. Essa especialização tem grande importância na saúde pública, especialmente na prevenção e diagnóstico precoce de doenças oncológicas, promovendo intervenções mais eficazes.

A3. Subárea: Hematologia

Público alvo: Biomédicos, Biólogos e Farmacêuticos.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático em técnicas hematológicas e no desenvolvimento de conhecimentos específicos da área da hematologia clínica-laboratorial, no gerenciamento e planejamento laboratorial, análise e interpretação de exames hematológicos e proporcionar o aprimoramento teórico-prático em diagnósticos laboratoriais correlacionados com a prática clínica. Realizar controle de qualidade externo e interno em Hematologia bem como controle de qualidade de corantes para a rotina hematológica e controle de qualidade da análise morfológica das células sanguíneas. Atualizar o conhecimento na área de hematologia laboratorial, analisando as principais alterações fisiopatológicas relacionadas às doenças hematológicas, como anemias, leucemias, linfomas, distúrbios da coagulação e processos associados à imunohematologia; além de discutir novos métodos de diagnóstico laboratorial, a correlação clínica e a interpretação dos resultados das principais patologias hematológicas. Além de capacitar o profissional na elaboração, interpretação e discussão dos resultados dos exames laboratoriais, que constitui uma importante contribuição para a promoção da saúde da população, junto ao SUS.

A4. Subárea: Diagnóstico por imagem

 Público alvo: Biomédicos e físicos médicos.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de Imagenologia: realizar a rotina em imagenologia em diferentes setores (diagnóstico, hemodinâmica, medicina nuclear) e em diversos equipamentos de última geração (Tomografia computadorizada por raios-x – TC, ressonância magnética – RM, fluoroscopia – FLUO, tomografia por emissão de pósitrons – PET, tomografia de fóton único – SPECT e gama-câmara – GC), com domínio de operação geral e específica de diferentes protocolos para cada tipo de exame; desempenhar protocolos e fornecer assessoria quando houver controle de qualidade auxiliando outros profissionais competentes para tais atividades; atuar na execução de rotina envolvendo diferentes protocolos e na otimização destes; atuar na execução de rotina envolvendo diferentes agentes de contraste (iodado,gadolínio e radio fármacos); interpretação prévia da qualidade geral da imagem arquivando de forma adequada para posterior diagnóstico médico seguro; nos casos pertinentes, auxiliar exames contrastado e procedimentos médicos; executar testes e calibrações rotineiros quando necessário; realizar procedimento de reconstruções e pós-processamento de imagens conforme protocolo e/ou solicitações médicas; realizar questionários padrões frente exames realizados e histórico do paciente.

A5. Subárea: Imuno-hematologia

Público alvo: Biomédicos, Biólogos e Farmacêuticos.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de Imuno-hematologia: Realizar a rotina imuno-hematológica de diferentes laboratórios (doador / receptor / paciente). Com domínio dos diversos grupos sanguíneos, testes básicos e complementares inerentes à resolução de casos complexos imuno-hematológicos de identificação de anticorpos ou antígenos. Realizar Controles de Qualidade Interno e Externo em Imuno-hematologia bem como Controle de Qualidade de Reagentes; desenvolver ferramentas do Sistema de Qualidade; Subsidiar e implantar Programas de Qualidade em unidades que venham a desempenhar trabalho técnico; atuar na execução de rotina envolvendo reações imunológicas e laboratórios de triagem sorológica, interpretar e conduzir os resultados frente aos casos discordantes; Executar testes confirmatórios quando necessário. Executar o processamento do sangue e produção de hemocomponentes com técnicas específicas como: irradiação, deleucocitação, lavagem, aliquotagem, exsanguíneo transfusão, TMO, validação de processos, técnicas de controle da qualidade, bem como definir e manter estoque estratégico dos hemocomponentes; Atuar na validação e gerenciamento do transporte de amostras e hemocomponentes de acordo com a legislação vigente.

A6. Subárea: Imunologia Clínica e Laboratorial

Público alvo: Biomédicos, Biólogos e Farmacêuticos.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de imunologia. Realizar exames de diagnóstico e monitoramento de pacientes acompanhados na Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Saúde (Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais); domínios de técnicas de imunofenotipagem por citometria de fluxo para determinação de populações/subpopulações celulares aplicáveis ao diagnóstico de pacientes com doenças imunológicas; domínio das técnicas relacionadas ao transplante de células progenitoras hematopoiéticas em pacientes com doenças hematológicas; domínio de imunoensaios tradicionais adotados nas rotinas laboratoriais, assim como aprendizagem de tecnologias inovadoras disponíveis no mercado e de interesse para o Sistema Único de Saúde. Vivência na interface clínica-laboratorial da resposta imune frente as infecções, vacinas e doenças imunológicas.

A7. Subárea: Imunologia de Moléstias Infecciosas e Parasitárias

Público-alvo: Biomédicos, Biólogos e Farmacêuticos.

Tem como objetivo desenvolver o conhecimento prático na área de diagnóstico laboratorial de moléstias infecciosas e parasitárias, com ênfase em Doença de Chagas, Leishmaniose, Criptosporidiose e Toxoplasmose. Proporcionar treinamento em Hemocultura, Exame Parasitológico Direto e Exame de Strout, Xenodiagnóstico, PCR e Avaliação de diferentes Cepas in vivo para avaliação de Doença de Chagas; Capacitar o aluno para avaliação de diferentes Cepas de Leishmania in vivo e PCR com objetivo de detecção de Leishmaniose; Exame direto para detecção de Criptosporidiumspp para diagnóstico, especialmente em pacientes imunossuprimidos. Avaliação de Toxoplasma gondii in vivo; realização de técnica de PCR. O profissional estará apto a realizar e interpretar os exames citados, bem como terá desenvolvido visão sobre o papel à prestação de serviços à comunidade no Sistema Único de Saúde.

A8. Subárea: Biologia Molecular Diagnóstica

Público Alvo: Biomédicos, Biólogos, Farmacêuticos, Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de Inovação Tecnológica em diagnóstico laboratorial: realizar as principais técnicas laboratoriais de Biologia Molecular na execução de exames que visam o diagnóstico e monitoramento de doenças virais, câncer e outras doenças de impacto na saúde coletiva. Capacitar o profissional na elaboração, interpretação e discussão dos resultados dos exames laboratoriais para atender a população, junto ao SUS. O programa também contempla a capacitação do profissional para participar de atividades relacionadas aos processos envolvidos em inovação diagnóstica.

A9. Subárea: Micologia Médica de Interesse em Saúde Pública

Público alvo: Biomédico, Biólogo, Farmacêutico, Médico Veterinário

Tem como objetivo desenvolver o profissional da saúde, em teoria e prática, nas ferramentas diagnósticas das infecções fúngica de interesse em Saúde Coletiva, tanto nos métodos clássicos, possíveis de serem implementados nos diversos cenários de assistência do SUS, bem como nas tecnologias avançadas. O profissional da saúde será capacitado para a realização dos exames laboratoriais bem como a interpretação e discussão dos resultados. Também será capacitado no conhecimento das infecções fúngicas de interesse em Saúde Coletiva no que se refere a sua epidemiologia, fisiopatologia, agente etiológico, manifestações clínicas, medidas gerais de tratamento e prevenção, no intuito de contribuir para as ações que envolvem o sistema de Vigilância Epidemiológica do SUS.

A10 – Subárea: Técnicas Diagnósticas Avançadas aplicáveis ao SUS

Público alvo: Biomédico, Biólogo, Farmacêutico, Médico Veterinário, Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia.

Tem por objetivo capacitar o aluno para o beneficiamento de material biológico dentro das Boas Práticas Laboratoriais, a saber: purificação, identificação e liofilização de toxinas animais, caracterização da massa molecular por eletroforese unidimensional e bidimensional, purificação e isolamento de proteínas e peptídeos por cromatografia líquida de alta eficiência, identificação de proteínas e peptídeos por sequenciamento pela química degradativa de EDMAN, caracterização de proteínas e peptídeos por espectrometria de massas do tipo ELETROSPRAY, análise de resultados de ensaios, participação no desenvolvimento de métodos, processos e produtos. Estes processos são estratégias analíticas que contribuem para o desenvolvimento de métodos diagnósticos/prognósticos precoces de uma doença e/ou no desenvolvimento de produtos/processos biotecnológicos. Estas novas tecnologias, na fronteira do conhecimento, podem e devem ser aplicadas aos pacientes que demandam exames laboratórios sofisticados do Sistema Único de Saúde (SUS). Para atender esta demanda, o sistema de saúde necessita capacitar e ter à disposição profissionais de diversas formações acadêmicas.

  1. Inovações Terapêuticas

B1. Subárea: Diagnóstico de Acidentes por Animais Peçonhentos e Inovações Terapêuticas

Público alvo: Biólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia e Médicos Veterinários.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de Acidentes por animais peçonhentos: manejar serpentes no campo e em cativeiro, incluindo a contenção, sexagem e microchipagem; extrair veneno dentro das Boas Práticas Laboratoriais; preparar o veneno de acordo com protocolos padronizados para estocagem em Bancos de Veneno visando a futura produção de medicamentos; manejar artrópodes peçonhentos de interesse médico, em especial os escorpiões, as aranhas e as abelhas Africanizadas; conhecer e saber prevenir as principais doenças que acometem as serpentes tanto no campo, quanto em cativeiro; aprender a coletar exames parasitológicos e hematológicos de serpentes;-diagnosticar os acidentes humanos com qualquer animal peçonhento;-estar preparado para aplicar os primeiros socorros aos acidentados; saber encaminhar estes pacientes para o tratamento específico nos hospitais de referência credenciados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; conhecer os princípios e controle da vigilância ambiental, com ênfase nos animais peçonhentos;-conhecer os princípios de Bioterismo, bem como o manejo de roedores para pesquisa científica;-estar preparado para desenhar um projeto com todas as nuances para o combate e controle dos animais peçonhentos nos ambientes urbano e rural; conhecer e saber interpretar os principais exames laboratoriais dos pacientes acidentados;-estar preparado para produzir manuais e folhetos digitais de orientação à comunidade na prevenção destes acidentes; promover educação ambiental de alunos e comunidade em geral no âmbito dos animais peçonhentos;participar de exposições didáticas itinerantes promovidas pelo CEVAP;atender e orientar o público que visita o Serpentário de visitação pública do CEVAP (Museu de animais peçonhentos). Realizar a caracterização bioquímica e molecular das proteínas-alvo para no desenvolvimento de drogas racionalmente desenhadas; preparar processos bioquímicos, fermentativos e enzimáticos e biotransformações; trabalhar com métodos de avaliação da genotoxicidade, carcinogênese e teratogênese; conhecer a regulamentação da bioética em pesquisa científica, bem como regulamentações internacionais e nacionais na pesquisa com seres humanos e na experimentação animal; construir e avaliar de protocolos de pesquisa; conhecer e propor métodos alternativos ao uso de animais; trabalhar dentro de normas de biossegurança; conhecer elementos da proteção intelectual na visão da inovação.

B2. Subárea: Hemoterapia

Público Alvo: Biomédicos, Biólogos, Farmacêuticos e Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de Hemoterapia: aperfeiçoamento do profissional nas diferentes modalidades de captação de doador de sangue; participar de programas de treinamento dos doadores do futuro em parceria com escolas públicas de ensino fundamental I e II, ensino médio e técnico; apresentar o discente aos diferentes setores do Hemocentro familiarizando-o com as atividades desenvolvidas; aperfeiçoamento do profissional nas diferentes modalidades de coleta de sangue; propiciar a participação em coletas diferenciadas como aféresis, plaquetaféresis e aféresis terapêutica na presença de enfermeira supervisora e médico Hemoterapeuta; contextualizar às regras dos programas de Gestão da qualidade com enfoque no ciclo do sangue; promover a capacitação para a confecção de procedimentos operacionais padrão e indicadores de acompanhamento da qualidade do serviço; treinar na leitura crítica dos relatórios de produtividade com objetivo de identificar oportunidades de melhorias e desvios eventualmente existentes e ainda não identificados; desenvolver habilidades para a produção de hemocomponentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado, plasma normal, crioprecipitado, nas suas diferentes apresentações: standard, lavados, de leucocitados, irradiados e fenotipados quando for o caso; desenvolver habilidades para o rastreamento de doenças transmissíveis pelo sangue na área de sorologia e de tecnologias de ácidos nucleicos; calcular e controlar estoque estratégico com estabelecimento de risco/periculosidade de desabastecimento, por grupo sanguíneo, por mês, por agência transfusional; desenvolver habilidades na área de imuno-hematologia envolvendo as técnicas de hemaglutinação em tubo (técnicas clássicas), em gel teste, para completar TODAS as aplicabilidades em unidades transfusionais para o preparo seguro de transfusões de sangue a serem liberadas para pacientes da rede; desenvolver habilidades na área de hemostasia e coagulação com enfoque no diagnóstico e tratamento das hemofilias; acompanhar p desenvolver de habilidades na área de citometria de fluxo como determinação de CD3/CD4/CD8, imunofenotipagem de leucemias e linfomas, imunofenotipagem de medula óssea, teste de determinação dos índices de apoptose e necrose, ciclo celular, e outros indicadores como determinação de citocinas e acompanhar e desenvolver habilidades importantes para o cultivo de célula e terapia celular.

B3. Subárea: Métodos de diagnósticos e investigação em bioquímica aplicada ao metabolismo/bioenergética e imunologia celular

Público Alvo: Biomédicos, Biólogos e Farmacêuticos.

Este curso tem como objetivo capacitar profissionais de diferentes áreas do conhecimento em métodos de diagnóstico e investigação na área de bioquímica, bioenergética e imunologia, com o intuito de formar especialistas que possam atuar em diferentes níveis no âmbito do SUS, atendendo as demandas existentes culminando com a melhoria da assistência à saúde.

B4. Subárea: Pesquisa Clínica aplicada ao SUS

Público alvo: Biomédicos, Biólogos e Farmacêuticos.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de Pesquisa Clínica aplicada ao SUS: Formar especialistas em Pesquisa Clínica aptos a atuar na condução de estudos e gerenciamento de projetos e/ou de centros de pesquisa, vivenciando aprendizagem prática em unidade de pesquisa clínica do SUS. Capacitar no contexto dos aspectos regulatórios nacionais e internacionais relacionados a pesquisa clínica; Acompanhamento de estudos públicos de epidemiologia, diagnóstico e novas terapêuticas de interesse do Ministério da Saúde para implementação no SUS. Novos tratamentos, procedimentos e técnicas que surgem através dessas pesquisas tem aprimorado o tratamento oferecido em hospitais públicos, neste contexto, o aluno poderá aprender tecnologias inovadoras de interesse no âmbito do SUS, vivenciando processos desde a bancada até o paciente; domínio das fases que compõem estudos clínicos; aprendizagem de habilidades gerenciais de estudos clínicos acompanhando na prática as pesquisas clínicas em andamento no Hospital das Clínicas; vivência em técnicas laboratoriais voltadas ao diagnóstico e acompanhamento de pacientes com patologias diversas, permitindo ao especialista relacionar parâmetros clínicos e laboratoriais no acompanhamento dos pacientes e associar a importância desses nas possíveis condutas clínicas; domínio de técnicas relacionadas à gestão de qualidade laboratorial.

B5. Subárea: Proteômica Clínica

Público alvo: Biomédicos, Biólogos, Farmacêuticos, Veterinários, Engenheiros de Bioprocessos e Biotecnologia.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento prático na área de Proteômica clínica: capacitar recursos humanos capazes de operar/atuar em equipamentos analíticos como cromatógrafos líquidos, espectrômetros de massas, liofilizadores, plataformas de ensaios de eletroforese bidimensional, espectrofotômetros, leitores de ELISA, sonicadores/extratores/homonizadores de amostras para obtenção de proteínas/peptídeos e metabólitos, hidrólises enzimáticas, ferramentas de bioinformática de análises de dados de sequenciamento peptídico. Estes equipamentos e plataformas são estratégias analíticas que juntos culminam a identificação de potenciais biomarcadores moleculares e/ou no desenvolvimento de métodos diagnósticos/prognósticos precoces de uma doença e/ou o desenvolvimento de produtos/processos biotecnológicos para o Sistema Único de Saúde.

(14) 3811 6426

especializacao.hcfmb@unesp.br

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