HCFMB realiza VI Imersão dos Gestores

Nos dias 19 e 20 de junho, o auditório da escola Senai “Luiz Massa” foi o cenário da VI Imersão dos Gestores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Realizado desde 2018, com um hiato no ano passado, o evento reúne gerentes e diretores do Complexo Hospitalar para analisar os resultados e estabelecer as prioridades de gestão.

O evento foi organizado pela Superintendência do Hospital, com a assessoria da Diretora do Departamento de Auditoria e Informações em Saúde, Patrícia Guarnieri Frazão e sua equipe, e do docente aposentado do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, Antonio Luiz Caldas Junior.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Superintendente do HCFMB, José Carlos Souza Trindade Filho; pelo Chefe de Gabinete, João Henrique Castro; pelo Diretor-Presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Antonio Rúgolo Junior; pelo Diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp, Carlos Magno Castelo Branco Fortaleza e pelo coordenador pedagógico do Senai Botucatu, Fábio Negrelli.

Pela primeira vez à frente do evento como Superintendente do HCFMB, Zeca Trindade destacou a importância deste momento de discussões e reflexão. “Este é o momento de repensar o futuro de nosso Hospital e de entender a importância do trabalho de cada um para o crescimento da instituição. Agradeço também ao Senai que nos cedeu este espaço maravilhoso e a todos os servidores que contribuíram para que a Imersão pudesse acontecer”.

Estrutura da VI Imersão de Gestores do HCFMB

O primeiro dia foi marcado pela apresentação da dinâmica das reuniões e pela palestra “Ciência da Melhoria e a gestão por resultados”, ministrada por Carla Behr Pitoli, Gerente de Projetos do Escritório de Excelência Einstein.

Durante dois dias, diversos gestores puderam expressar suas opiniões e suas visões acerca da realidade do HCFMB e de como fatores externos e internos podem interferir na evolução das práticas assistenciais, administrativas e de gestão.

O evento contou também, ao final da quinta-feira, 15, com a palestra “Processos Lean”, ministrada por José Orlando Santos, coordenador de relacionamento com a indústria do Senai Botucatu, além de uma visita às dependências da instituição. “O HCFMB possui uma relevância muito grande e é uma honra receber os gestores neste momento importante. Esperamos reforçar cada vez mais os laços desta parceria e nos colocamos sempre à disposição para contribuir no que for necessário”, finalizou o professor e Diretor do SENAI Botucatu, Tiago Guerreiro.

Temário

Primeiro dia (19/06)

Temática 1 – “Clientes HCFMB: diversas facetas, a mesma busca pela humanização em cada atendimento”

Temática 2 – “Rumo à acreditação: fortalecendo processos e garantindo a Qualidade no HCFMB”