Prontos-Socorros

A área de Urgência e Emergência constitui-se em um importante componente da assistência à saúde. A crescente demanda por serviços nesta área nos últimos anos, devido ao crescimento do número de acidentes e da violência urbana, e à insuficiente estruturação da rede são fatores que têm contribuído decisivamente para a sobrecarga de serviços de Urgência e Emergência disponibilizados para o atendimento da população. Isso tem transformado esta área numa das mais problemáticas do Sistema de Saúde.

A assistência às urgências se dá, ainda hoje, predominantemente nos serviços que funcionam exclusivamente para este fim – os tradicionais pronto-socorros – estando estes adequadamente estruturados e equipados ou não. Abertos nas 24 horas do dia, estes serviços acabam por funcionar como “porta-de-entrada” do sistema de saúde, acolhendo pacientes de urgência propriamente dita, pacientes com quadros percebidos como urgências, pacientes desgarrados da atenção primária e especializada e as urgências sociais. Tais demandas misturam-se nas unidades de urgência superlotando-as e comprometendo a qualidade da assistência prestada à população.

Em Botucatu, toda a rede fixa de atendimento às Urgências e Emergências está atrelada ao Hospital das Clínicas de Botucatu, com duas Unidades de Nível Secundário, o Pronto-Socorro Adulto e o Pronto-Socorro Pediátrico – unidades de gestão do Hospital das Clínicas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu – e um serviço de nível terciário, o Pronto Socorro Referenciado – unidade de alta complexidade, de gestão exclusiva do Hospital das Clínicas.

Os Prontos-Socorros Externos (Adulto e Pediátrico), atualmente, estão ligados diretamente à Superintendência do HCFMB.