• 28 August 2017
  • mairamasiero

No dia 17 de agosto, o Salão Nobre da FMB recebeu uma palestra sobre Profilaxia da Raiva Humana, ministrada pelo Dr. Wagner Augusto da Costa, do Instituto Pasteur / Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. O evento foi realizado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica e pelo Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (NVE/CRIE) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).


Dra. Letícia Lastória e
Dr. Wagner Augusto da Costa

Foram convidados representantes dos 63 Grupos de Vigilância Epidemiológica de Botucatu e Bauru, além dos setores e profissionais do Hospital envolvidos nesse processo. A Supervisora Médica do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HCFMB, Dr.ª Letícia Lastória Kurozawa, fez a abertura do evento destacando a importância da temática para o público. “Estamos muito felizes em receber todos para essa palestra, pois tivemos um aumento importante do número de atendimentos para realização de profilaxia antirrábica, por conta do aumento de casos positivos para raiva em animais de produção”.

Já a coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, Dr.ª Ilda de Godoy, falou sobre o objetivo da realização desta palestra. “A proposta de eventos como este é estreitar cada vez mais a parceria que o NHE/CRIE já possui, com temas que possamos debater e acrescentar conhecimentos”, enfatizou.

Em sua palestra, Dr. Wagner destacou a alteração do número de doses para a profilaxia nos acidentes potencialmente rábicos e as condutas frente a estas eventualidades. O público presente também pôde realizar a discussão de alguns casos e exemplos com o palestrante, motivando, assim, o debate de idéias.