• 17 August 2017
  • brunafioruci

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) oficializou na última semana a criação do Núcleo de Física Médica e Radioproteção (NFMRp). O objetivo do núcleo é otimizar recursos e planejamentos terapêuticos, além do controle de qualidade de todos os equipamentos emissores de radionização  ionizante, serviços e imagens em uso no Hospital.

De modo geral, o NFMRp ficará responsável pela implantação e gerenciamento da Política de Controle da Exposição à Radionização Ionizante e pela coordenação do Comitê Permanente de Radioproteção, conscientizando não só o indivíduo ocupacionalmente exposto (IOE) que atua nessas áreas em relação à sua saúde ocupacional, mas também os pacientes , colaborando  com diagnósticos médicos mais seguros. Essa proposta visa a melhor relação risco-benefício para o paciente e custo-benefício para a instituição.

Os representantes do NFMRp do HCFMB são a coordenadora do núcleo, Profa. Dra. Diana Rodrigues de Pina; os supervisores de Radioproteção do Setor de Medicina Nuclear, Dr. Ednaldo Alexandre Zandona e Wander de Oliveira; e o representante da Superintendência do hospital, Prof. Dr. Raul Lopes Ruiz Junior.

Já o Comitê de Proteção Radiológica será composto pelo médico responsável pela área de Radiologia, Dr. Sérgio Marrone Ribeiro; pela médica responsável pela área de Hemodinâmica, Dra. Regina Moura; pela médica responsável pela área de Medicina Nuclar, Dra. Katia Hiramoto Koga, pelos representantes do SESMT do HCFMB, João Gonçalves da Cruz e Michele Oliveira Pinto da Silva; pelas representantes da Enfermagem, Nilza Maria Ravazolli Brito e Tatiane Roberta Fernandes Teixeira; pelos representantes da Engenharia Clínica do Hospital, Vinicius Tadeu Ramirez e Isabela Dota de Sá; e pelos representantes dos funcionários das áreas ionizantes, Marcelo Ferraz de Lima e Cássia Maria Lopes Modolo.

A coordenadora do NFMRp do HCFMB, Profa. Dra. Diana Rodrigues de Pina comentou a iniciativa. “Agradeço a oportunidade em coordenar esse Núcleo e espero contribuir muito nesse novo modelo de gestão que estamos propondo. Esse núcleo foi criado de maneira inovadora a nível Brasil, com objetivo de implantar controle de qualidade nos setores envolvidos, atendendo as normativas vigentes e inovando com resultados de pesquisas desenvolvidas nos setores de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear. Agradeço também o apoio da Superintendência e da Chefia de Gabinete em tornar esse Núcleo realidade em nosso Hospital”, diz.

Superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi elogiou a criação do núcleo. “Acredito que esse serviço é mais um grande avanço para o nosso hospital. Tenho certeza que a equipe desenvolverá um ótimo trabalho, mostrando um enorme progresso em nossa gestão”, finaliza.

 

 

Categoria: