• 24 June 2016
  • mairamasiero

Histórico: Fundado em 1988 e reinaugurado em 2014, o Centro de Informática Médica (CIMED) é hoje o setor responsável pela gestão das tecnologias de informação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Botucatu (HCFMB), Hospital do Bairro, Pronto Socorro Adulto Municipal, Hospital Estadual Botucatu e Clínicas de Dependentes de Álcool e Drogas.
Inicialmente, o objetivo do CIMED era prestar assistência e desenvolver sistemas na área de saúde, a fim de proporcionar um gerenciamento e operação centralizada e informatizada de dados dos pacientes, bem como a apresentação das contas e faturamento, estatísticas e produção, porém, no ano de 2011 uma nova proposta de atuação e objetivos foi alinhada junto à executiva do Hospital, onde o CIMED passaria a atuar não somente na questão de desenvolvimento e assistência, mas no gerenciamento de todos os aspectos envolvidos dentro da tecnologia da informação, ou seja, suporte, banco de dados, redes, desenvolvimento e sistemas além de exercer um papel mais estratégico dentro da Instituição.

Portanto, nosso desafio tem sido fazer com que a área de TI migre de uma posição meramente de suporte para uma posição pensante e criadora de soluções para todos os setores, de forma a oferecer como produto de suas ações e atribuições, ferramentas diversas, úteis para a nossa comunidade interna e externa e de forma ainda mais ampla, a possibilidade de potencializar extramuros a disseminação do conhecimento. Nesse contexto, o papel da área de TI passa a ser estratégico para a instituição.

Atualmente, o CIMED é responsável por administrar os recursos e necessidades ligados a tecnologia da informação de cinco (05) unidades - Hospital das Clínicas da Faculdade de Botucatu (HCFMB), Hospital do Bairro, Pronto Socorro Adulto Municipal, Hospital Estadual Botucatu e Clínicas de Dependentes de Álcool e Drogas, abrangendo cerca de 1.600 computadores, 300 impressoras, 120 servidores de dados, 07 redes de dados lógicos e a administração dos sistemas e programas utilizados pela Instituição.

Missão: Oferecer apoio estratégico e suporte a todos colaboradores da Instituição, administrando e garantindo excelência em tecnologias da informação, fornecendo assim agilidade e segurança na tomada de decisão, visando à confiança dos colaboradores e o bem estar do paciente.

Visão: Ser reconhecido como centro tecnológico e estratégico onde o impacto de suas ações reflitam na realidade da Instituição, sendo referência no profissionalismo, na qualidade da gerencia e dos serviços prestados em tecnologia da informação.

Valores: Responsabilidade, comprometimento, respeito, empatia, satisfação, qualidade, proatividade, compromisso coletivo e planejamento.