• 22 June 2016
  • mairamasiero

A Comissão Permanente de Controle de Infeccção Hospitalar (CPCIH), em atividade desde a década de 1970, foi, em 2010, renomeada como Comissão de Controle de Infecção Relacionada à Assistência (CCIRAS), com o objetivo de ampliar sua atuação para controle de infecções relacionadas à assistência não hospitalar (por exemplo, em ambulatórios, hemodiálise, etc). Nossas atividades incluem vigilância das infecções hospitalares, aplicação de protocolos de prevenção, visitas técnicas relacionadas à prevenção, gerenciamento de isolamentos e controle do uso de antimicrobianos no Hospital.

Missão: Empregar medidas cientificamente embasadas para reduzir incidência e gravidade das infecções relacionadas à assistência à saúde (infecções hospitalares). 

Nosso valor primordial é a segurança do paciente.

Destaque: Reestruturação da Vigilância Epidemiológica de Infecções Hospitalares (2010), redução em mais de 50% das pneumonias em UTI (2010), instituição da vigilância em Quimioterapia (2014), reuniões periódicas com especialidade (desde 2010), instituição da vigilância de higiene das mãos (2015).